O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, destacou que "se na Igreja faltam os sacerdotes, a Igreja morre e se ao mundo lhe falta a Igreja, o mundo morre".

Assim o expressou em uma Eucaristia pela 45º Jornada Mundial de Oração pelas Vocações que teve como lema: "Preciso de você. As vocações ao serviço da Igreja-Missão". Nela, o Cardeal precisou que "a Igreja necessita dos sacerdotes e dos consagrados e consagradas" pois não há "substitutivos para o sacerdócio ministerial nem fórmulas que possam considerar-se como alternativas ao ministério da consagração do bispo, presbíteros e diáconos", asseverou.

Do mesmo modo, exortou aos jovens a que "respondam ao convite e chamado do Senhor para o seguir pela via do sacerdócio e a consagração" para que "a Igreja continue a cumprir sua missão como Sacramento de Salvação".

Depois de reconhecer que "sempre custou aos homens, quando se encontram com o anúncio de Cristo ressuscitado; reconhecê-lo e reconhecer o que lhes oferece", o Cardeal destacou que é necessário fazer o esforço por perceber que "não há outro Salvador do que Ele".

Do mesmo modo, assegurou que muitos países europeus, entre eles a Espanha, são "muito influenciados por procurar uma alternativa a Deus para dar sentido à vida do homem e compreender tudo o que a vida traz consigo", mas esta é a "velha tentação do século XX em que em momentos de dificuldade" acreditou-se que algum personagem podia substituir a Deus e "naturalmente não há salvação nem fora de Deus nem de quem Ele enviou".

"Agora, que esta tentação é tão forte e arrasta a tantas pessoas e grupos para seguir os caminhos de supostas alternativas" necessitam-se de homens que queiram ser instrumentos de Deus "para fazer presente sua ação de pastor", afirmou o Cardeal Rouco.

O Cardeal também pediu rezar para que mais jovens se entreguem à missão do Senhor de ser pastores, e "façam-na seu própria e sejam os encarregados de fazer presente a Ele como verdade, graça, vida e caminho que leva a Salvação".