O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, assegurou que "é preciso moços e moças que desejem entregar suas vidas de maneira completa ao serviço do Evangelho", na Eucaristia de encerramento do 3º Congresso Nacional Missionário convocado pelo Episcopado venezuelano.

O Cardeal lembrou também que "em nossas dioceses e nos subúrbios também existem zonas de missão, pelo qual necessitamos apóstolos e missionários".

Depois dealentar aos participantes do encontro, em sua maioria jovens, a intensificar a atividade missionária "com ardor apostólico", o Arcebispo de Caracas fez um chamado à paróquia a responder como batizados ao chamado do Senhor Jesus a ser discípulos e missionários nos distintos ambientes da sociedade, para promover o fruto maravilhoso da "renovação espiritual" que tanto necessita a Venezuela.

Em outro momento, o Cardeal Urosa assinalou que se necessita de jovens "que queiram ser sacerdotes e religiosas, missionários a tempo completo como fez a Madre Candelaria, cujo exemplo está de moda, já que se consagrou ao Senhor com uma vida espiritual intensa, com plena observância dos assuntos de Deus e levando a caridade a seus semelhantes".

No Congresso, que foi convocado pela Conferência Episcopal Venezuelana e Obras Misionárias Pontifícias e se realizou de 9 a 13 de abril, participaram mais de seiscentos delegados das distintas dioceses da Venezuela.

Ao finalizar o evento, ao que acudiu o Núncio Apostólico na Venezuela, Dom Giacinto Berloco, deram-se dez propostas de trabalho apostólico: a família, juventude, educação, ecologia e povos indígenas, entre outros.