O Arcebispo Emérito de Pamplona e Bispo Emérito de Tudela, Dom Fernando Sebastián, destacou que os católicos na Espanha devem fazer frente à "revolução cultural" que pretende realizar no país o PSOE; com o anúncio de Deus.

Assim o indicou recentemente em inauguração do  EncontroMadri2008, realizado sob o lema "A verdade é o alimento da vida". Em entrevista concedida à cadeia COPE, o Prelado assinalou que "hoje na Espanha os católicos precisam tomar consciência de que somos capazes de sustentar um você a você com a mensagem da cultura do atual partido socialista que pretende uma revolução cultural", e precisou que "não somos a oposição do PP senão a Igreja de Jesus".

Depois de destacar que "felizmente nossa fé não depende da política", o Arcebispo assinalou que uma das coisas que terá que fazer é pôr aos políticos "em seu lugar" e lembrá-los de que não se pode legislar "tudo o que lhes bater na telha".

Para o Prelado "o mundo está regido pelo princípio do prazer" e para encarar e viver na verdade, terá que recuperar a mundanidade do nosso sujeito, quer dizer, "não existimos sozinhos senão existimos no mundo". A origem disso, remarcou, é "o não reconhecimento de Deus".

Em opinião do Dom Sebastián "faz falta anunciar a Deus, recuperar a noção de criação. Não compreendo como se pode ser feliz sem poder chegar-se ao mundo inteiro".