O Cardeal Agustín García-Gasco, Arcebispo de Valência, assinalou em sua acostumada carta semanal titulada "A pessoa, chave da educação", que "a melhor educação se realiza de pessoa a pessoa".

Cardeal valenciano destacou que "o compromisso pela educação interpela de maneira direta a nossa condição de seres humanos, de pessoas: todos somos educadores, os uns dos outros. A educação é mais excelente quanto mais se realiza de pessoa a pessoa".

Depois de afirmar que "o compromisso pela educação é descrito como uma 'luta contra a ignorância'", o Arcebispo recalcou que "educar com convicção profunda implica uma visão do valor do ser humano, de cada ser humano, em quem se reconhece uma dignidade não submetida à tirania da natureza, nem ao ditado dos capitalistas da história".

Seguidamente sublinhou que, nesta luta contra a ignorância, existe uma verdade superior que subministra a revelação cristã: "Deus é Amor e sua vontade salvadora impregna toda a criação e toda a história elevando ao ser humano como centro da criação, dotado de alma e transcendência, verdadeiro filho de Deus. Os seres humanos estão por cima de todas as coisas e são mais valiosos do que os tesouros e o dinheiro".

Ao precisar que "o compromisso pela educação é também compromisso por criar uma cultura humana verdadeira", o Cardeal assegurou que "a Igreja se encontra plenamente identificada com este desafio e quer dialogar com todas as expressões culturais para robustecer uma convicção imprescindível: não há mais que uma cultura, a do homem e para o homem, a que elogia ao ser humano e lhe permite viver de modo acorde a sua dignidade".

Por isso, "a Igreja, perita em humanidade, convida a todas as Universidades e centros educativos, e de modo singular às Universidades católicas, a investigar com confiança os mistérios do homem e do mundo, sem marginar as luzes que a Revelação contribuiu à história do mundo".

Depois de reiterar que "a Universidade e a Escola Católica têm a honra e a responsabilidade de consagrar-se sem reservas à causa da verdade", o Cardeal García-Gasco advertiu que "o relativismo e o cepticismo acabam empobrecendo a cultura e desorientando a liberdade" e destacou logo que "superar o derrotismo do aleatório, afastar o temor e suscitar o entusiasmo de trabalhar em todos os campos do saber é a missão intelectual das Universidades e Escolas católicas".

"Temos incontáveis raciocine para manter e incrementar o compromisso com a educação. Podemos respirar a todos os que se dedicam à educação a que confiem na bondade e no pleno sentido de seu empenho: a melhor educação se transmite de pessoa à pessoa, e esse movimento tem sua origem no amor de Deus. Ele é também o primeiro educador e sua misericórdia, o amor, o perdão, expressa a melhor pedagogia humana", finalizou o Cardeal.