O Papa Bento XVI sublinhou o rol primário na evangelização de quantos consagram sua vida ao anúncio de Cristo, vivendo radicalmente o Evangelho com os votos de castidade, pobreza e obediência, durante a oração do Regina Coeli realizado ao meio dia na Praça de São Pedro.

Em seu discurso breve, o Santo Padre recordou que "neste quarto domingo de Páscoa, no que a liturgia apresenta a Jesus como o Bom Pastor, celebra-se a Jornada Mundial de Oração pela Vocações. Em cada continente, as comunidades eclesiásticas invocam ao Senhor por numerosas e santas vocações ao sacerdócio, à vida consagrada e missionária; e ao matrimônio cristão e meditam sobre o tema 'As vocações ao serviço da Igreja-missão'".

Depois de destacar que esta Jornada "coloca-se na perspectiva do Ano Paulino, que começará em 28 de junho próximo para celebrar o bimilenário do nascimento do apóstolo Paulo, o missionário por excelência", o Pontífice destacou que "na esperança do Apóstolo dos gentios, que o Senhor chamou para ser 'ministro do Evangelho', vocação e missão são inseparáveis".

"Ele representa portanto um modelo para cada cristão, de maneira particular para os missionários ad vitam, quer dizer, para aqueles homens e mulheres que se dedicam totalmente a anunciar a Cristo a quantos ainda não o conheceram: uma vocação, esta, que conserva sempre sua plena validez. Este serviço missionário é desenvolvido, em primeiro lugar, pelos sacerdotes, dispensando a Palavra de Deus e os Sacramentos; e manifestando com sua caridade pastoral a todos, sobre tudo aos doentes, aos pequenos, aos pobres, a presença curadora de Jesus Cristo".

Seguidamente insistiu a agradecer "a Deus por estes irmãos nossos que se gastam sem reservas no ministério pastoral, vivendo sua fidelidade a Cristo com o sacrifício da vida, como aconteceu também ontem com os dois religiosos assassinados na Guinea e Quênia. A eles vai nossa grata admiração junto com a oração de sufrágio".

"Oramos também para que sempre nutra a eleição de quantos decidem viver radicalmente o Evangelho mediante os votos de castidade, pobreza e obediência: são homens e mulheres que têm um rol primário na evangelização", sublinhou.

Logo depois de precisar que quem consagra sua vida a Deus, sem exceção, "estão dentro do mesmo contexto: o de testemunhar o primado de Deus sobre tudo e defender seu Reino em todo âmbito da sociedade", Bento XVI não quis esquecer a vocação ao matrimônio cristão, e disse que esta "é uma vocação missionária: os casais, de fato, estão chamados a viver o Evangelho nas famílias, nos ambientes de trabalho, nas comunidades paroquiais e civis. Em certos casos, além disso, oferecem sua preciosa colaboração à missão ad gente".

Finalmente, o Santo Padre invocou "o materno amparo de Maria sobre as múltiplas vocações existentes na Igreja, para que se desenvolvam com um forte estilo e caráter missionário" e lhe confio "a ela, Mãe da Igreja e Rainha da Paz, também a especial experiência missionária que viverei nos próximos dias com a viagem apostólica aos Estados Unidos da América e a visita à ONU, enquanto peço a todos vocês que me acompanhem com sua oração".