O Papa Bento XVI nomeou a vários sacerdotes e bispos como novos responsáveis por distintos dicastérios vaticanos como a Prefeitura de Assuntos Econômicos da Santa Sé, o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, entre outros.

O Santo Padre aceitou a renúncia, por limite de idade, do Presidente da Prefeitura de Assuntos Econômicos da Santa Sé, Cardeal Sergio Sebastián; e nomeou como seu sucessor a Dom Velasio De Paolis, quem até agora era o Secretário do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica; elevando-o ao mesmo tempo à dignidade de Arcebispo.

Para suceder a Dom De Paolis no Secretariado do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, o Pontífice nomeou ao Pe. Frans Daneels, quem até agora se desempenhava como Promotor de Justiça do mencionado tribunal; elevando-o à dignidade de bispo, lhe atribuindo a sede titular de Bita.

E para suceder ao agora Dom Frans Danneels, o Papa nomeou a Dom Gianpaolo Montini, quem até agora se desempenhava como Promotor de Justiça substituto.

Do mesmo modo, Bento XVI nomeou Promotor de Justiça do Tribunal da Rota Romana ao Pe. Alessandro Perego, do clero da Diocese de Roma.

Bento XVI elevou à dignidade episcopal, lhe atribuindo a sede titular de Civitate, a Dom Juan Ignacio Arrieta Ochoa de Chinchetru, Secretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.