O Papa Bento XVI enviou um telegrama no que expressa seu "mais sentido pêsames" pelo trânsito à Casa do Pai do Arcebispo Emérito do México, Cardeal Ernesto Corrípio Ahumada.
No telegrama enviado ao Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo do México, o Santo Padre expressa sentir-se "profundamente entristecido pela morte do querido Cardeal Ernesto Corrípio Ahumada, Arcebispo Emérito do México, depois de uma larga enfermidade vivida com grande serenidade" por isso expressa seu "mais sentido pêsames a você, aos familiares do defunto e a todo esse querido povo mexicano".
"Me uno a todos para encomendar à misericórdia do Pai celestial a este zeloso pastor que com tanta caridade serviu a seu povo. Seu generoso e intenso ministério episcopal em Tampico, e logo como Arcebispo de Antequera, Puebla de los Ángeles e México, sendo também durante alguns anos Presidente da Conferência Episcopal desse país, testemunha seu grande amor a Deus e à Igreja, assim como sua grande dedicação à causa do Evangelho", prossegue o Papa.
Finalmente, o Pontífice, concede "com afeto a confortadora bênção apostólica, como sinal de fé e esperança no Senhor ressuscitado".