O Vice-presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Dom Octavio Ruiz Arenas, afirmou que em sua próxima viagem aos Estados Unidos, o Papa Bento XVI levará uma mensagem de esperança aos fiéis deste país, para que possam anunciar o Evangelho de Cristo com amor e entusiasmo.
Em declarações a Rádio Vaticano, o Prelado destacou a importância desta oitava viagem de Bento XVI fora da Itália, a qual se dá em "um momento difícil para toda a Igreja, em que temos que voltar a resgatar os valores que brotam do Evangelho para que se respeitem os direitos humanos" e para que o anúncio do Evangelho se dê "com amor e com esperança".
Nesse sentido, recordou os problemas difíceis pelos que teve que passar a Igreja no país, sobre tudo como resultado dos escândalos ocorridos anos atrás. "O Papa vai em uma atitude profunda de procurar que haja uma sanação interior e de toda a sociedade, para voltar a olhar que nós como ministros somos certamente frágeis, mas que é a força do Senhor a que deve animar a toda a Igreja", indicou.
Com respeito à visita do Pontífice à sede das Nações Unidas em Nova Iorque, Dom Ruiz Arenas destacou que esta se dê no marco do 60º aniversário da proclamação dos direitos humanos.
"A Igreja, neste campo, tem uma voz forte que dizer; ela quer voltar a recalcar o que é a dignidade humana, dignidade que não se apóia em direitos adquiridos ou em direitos que nós possamos procurar em qualquer parte, mas na essência mesma do nosso ser. Somos filhos de Deus, somos irmãos uns de outros", recordou.
Nesse sentido, alentou aos católicos a procurar a igualdade para que todos possamos viver nossa dignidade de seres humanos "com a cabeça muito em alto, nos respeitando uns aos outros".
A autoridade vaticana também se referiu ao carinho que os latino-americanos têm à figura do Santo Padre e ao Papa Bento XVI; por quem "oramos ao Senhor para que lhe dê a força de continuar com um profundo sentimento apostólico todo este trabalho que está realizando".