A Conferência de Bispos Católicos do Brasil (CNBB), reunida em sua 46º Assembléia Plenária, denunciou que três bispos foram ameaçados de morte nos últimos dias; diante do qual solicitou que se investiguem os casos e se proteja aos prelados.
Dom Erwin Krautler, Bispo do Xingu, Dom José Luiz Azcona Formoso do Marajó; e Dom Flavio Giovenale, Bispo da Abaetetuba, são os prelados ameaçados. Os três pastores governam diocese que pertencem ao Estado de Pará (nordeste do país), conforme recolhe a agência AFP de uma declaração pública da CNBB que realiza sua Assembléia Plenária na Indaiatuba, estado de São Paulo.
"Solidarizamo-nos com os bispos que atualmente por causa do Evangelho, sofrem perseguição e até ameaças de morte". "Qualquer agressão contra eles nos afeta a todos nós, seus irmãos no ministério episcopal, e ao povo a quem eles servem com zelo sem temores e com corajosa profecia", indicou a CNBB.
O Episcopado expressou sua solidariedade com os prelados ameaçados e "com as pessoas que eles defendem: os povos indígenas, as mulheres, meninos e adolescentes que o trafico de seres humanos instrumenta, que a exploração sexual vende e as drogas matam".
Finalmente os bispos exigiram às autoridades "investigações sérias e proteção para os ameaçados. Sua vida é preciosa para o povo que defendem e para nós que somos solidários. Basta de violência".