A revista Espaço Leigo, da Arquidiocese de Havana, pediu a Raúl Castro dar a conhecer seu programa de governo, assim como permitir a participação da cidadania no processo de ajustes que iniciou desde que foi eleito Presidente de Cuba.

A situação atual "reclama ser emendada. Para isso, será necessário –e até onde seja possível– implicar mais à cidadania nesse processo de ajustes, de mudanças, de transformações", expressou a revista.

Do mesmo modo, embora reconheceram que as mudanças em Cuba requerem "de um tempo que não se pode violentar", recordaram que "o estado atual da vida cotidiana da população, abarrotada de carências e esgotamentos, gera uma urgência difícil de satisfazer". Por isso, pediram conhecer os fundamentos, fins e metodologia do programa ao parecer esboçado pelo novo Presidente.

"Para implicar-se de maneira efetiva é necessário compartilhar o projeto, assim como poder calcular a segurança de que será realizado, e para isso é imprescindível começar por conhecer o de uma maneira suficiente", indicaram; além de acelerar "o ajuste de nossa institucionalidade".

A revista também reafirmou o compromisso da Igreja de contribuir com a construção de Cuba, para o qual também espera poder "contar com todos os espaços necessários para cumprir com a sua difícil responsabilidade neste momento decisivo da história de nossa nação".