O membro do Comitê de Preparação da Visita do Santo Padre, Pe. Lorenzo Ato, relatou a um meio local os preparativos que se realizam para a chegada do Papa Bento XVI à cidade, entre os que destaca a elaboração de 500 cálices sagrados para as Missas que depois serão entregues como presente às paróquias.

O Papa "deve trazer palavras de esperança para um mundo que precisa escutá-lo, e ele vai falar ao mundo nas Nações Unidas", declarou o Pe. Aton ao Diario La Prensa ao referir-se à estadia do Pontífice em Nova Iorque do 18 aos 20 de abril.

Indicou que por trás dos preparativos fica todo um exército de sacerdotes e leigos, que trabalham em torno da logística a tempo completo.

O sacerdote de origem peruano explicou que dentro da Comissão há subcomissões encarregadas da visita à Zona Zero, a Missa no estádio dos Yankees e na Catedral de São Patrício; assim como o serviço ecumênico no seminário Saint Joseph de Yonkers.

Com respeito a outros detalhes, indicou que os sacerdotes vestirão em Nova Iorque as casulas "que se usaram durante a visita do Papa João Paulo II, que são brancas, desenhadas pela Arquidiocese, e em Washington as casulas serão vermelhas".

Do mesmo modo, mandaram-se a fazer 500 cálices sagrados para as Missas. "Estes cálices sagrados, que são especiais com emblemas da visita do Papa, vão se distribuir nas paróquias como um presente do Bento XVI", afirmou.

Com respeito à comida, o sacerdote indicou que Bento XVI "come balançado para ficar com saúde, já que a saúde ele a considera como um dom de Deus para poder servir a seu povo, a sua Igreja".

Além disso, recomendou aos fiéis que assistirão à Missa no estádio dos Yankees que levem sua identificação pessoal e "levem o menor número de coisas possíveis" por motivos de segurança. "Talvez somente com água, não se recomenda que levem mochilas, nem vultos", assinalou.

Finalmente, destacou que a visita à sinagoga de Manhattan tem um grande significado "porque nossa fé nasce dos judeus, e sempre vemos os judeus como nossos pais na fé".