O site pró-vida LifeSiteNews.com informou que a Igreja Católica em República Dominicana declarou uma "alerta vermelha" diante da tentativa de despenalizar o aborto no país logo depois das próximas eleições presidenciais de maio, conforme explicou o Pe. Luis Rosário, Coordenador da Pastoral Juvenil.

O ano passado, recorda LifeSiteNews.com, uma tentativa de despenalizar o aborto não teve êxito logo que o Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, Arcebispo do Santo Domingo e Primaz da América Latina, liderasse um protesto a nível nacional de ativistas pró-vida que culminou em uma grande marcha e um pronunciamento radial do Cardeal.

Entretanto, prossegue o site pró-vida "membros de partidos esquerdistas que dominam o Congresso Nacional Dominicano declararam desde aqueles protestos que desejam reatar o debate logo depois das próximas eleições que se realizarão em 16 de maio".

O Pe. Rosário assinala que o aborto é "a maior violência e abuso que se pode cometer contra um ser humano". Este sacerdote fez o anúncio da alerta vermelha em uma conferência de imprensa com a que se iniciou o Mês da Proteção de Menores contra o abuso em República Dominicana.