O Arcebispo Emérito do México, Cardeal Ernesto Corripio Ahumada, faleceu esta manhã às 05:30 em seu domicílio, conforme informou o Pe. Hugo Valdemar, porta-voz da Arquidiocese do México, quem explicou além que o falecimento se produziu após "uma deterioração contínua" na saúde do Cardeal.

"Foi um grande pastor, muito querido pelo povo, pela gente", disse o sacerdote, quem recordou que o Cardeal Corripio foi "um homem que viveu heroicamente seu ministério sacerdotal e arcebispal" e que enfrentou "com enorme paciência" a diabetes que padecia e "nunca se desesperou" por ela.

 Recentemente na quinta-feira Santa tinha sofrido uma trombose no braço esquerdo, da qual não se recuperou. Além disso, o Cardeal sofria de diabetes faz alguns anos e os doutores estavam pensando na possibilidade de amputar a outra perna.

A Missa de exéquias se realizará na Basílica de Guadalupe. Indicou-se também que o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, se reunirá com o conselho da Basílica para definir os detalhes dos funerais.

O Cardeal Ernesto Corripio Ahumada nasceu em 29 de junho de 1919 na cidade de Tampico, Tamaulipas ao nordeste do México. Estudou no Seminário de Puebla de los Angeles, em Puebla; e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 15 de outubro de 1942 em Roma, e durante dezessete anos dirigiu a Arquidiocese de México, entre 1977 e 1994. Foi criado Cardeal por João Paulo II no consistório de junho de 1979.

A missão pastoral de Corripio Ahumada se desenvolveu nas cidades mexicanas de Tampico, onde tinha nascido, e em Oaxaca, Puebla, e Cidade do México, explicou o Porta-voz da Arquidiocese do México.