O Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega, reabriu ao culto a igreja da Santa María e Santa Elena, no balneário de Tarará, ao celebrar uma Missa no templo que permaneceu confiscado pelo Governo comunista por perto de 30 anos e que foi devolvido recém em 2006.

A Conferência de Bispos Católicos de Cuba informou que "deste modo ficou reabierta ao culto a igreja da Santa María e Santa Elena", a qual teve que ser restaurada devido a que durante todo esse tempo foi usada como armazém e discoteca.

Entre os assistentes à cerimônia esteve Josefina Neto, quem vive em Tarará 64 anos e esteve presente quando o templo foi fechado. "No ano 1975 disseram que tinhamos que entregar a igreja e nos deram um prazo para retirar as imagens e o que quiséssemos. (Os do Governo) estavam zangados porque os (meninos) pioneiros escapavam de seus albergues e vinham aqui, à igreja, e isso não o toleravam".

Josefina expressou sua alegria pela reabertura do templo. "Fico contente porque temos nossa igreja aberta, graças ao cardeal Jaime, mas pensei que não teria vida suficiente para vê-lo", manifestou.