O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, sublinhou que perante uma humanidade que vive afastada de Deus e que quis procurar caminhos de desdobramento afastada dele, chegou a hora, "sobre tudo dos leigos, de um valoroso anúncio de Cristo, único Redentor do homem e de todos os homens".

Assim o expressou o Cardeal em uma mensagem enviada ao Cardeal Dionigi Tettamanzi, Arcebispo de Milão, da Universidade do Sacro Cuore, em ocasião da Jornada deste centro de estudos que se celebrou no passado domingo; conforme informa o jornal oficioso do Vaticano, L'Osservatore Romano.

No texto, o Cardeal Bertone destacou que o homem "post-moderno", em meio dos progressos tecnológicos, experimenta hoje também como se apagam suas aspirações mais íntimas. "Em uma palavra, a humanidade do terceiro milênio, depois de ter procurado construir nos séculos recentes o próprio destino de modo autônomo, confiando em seus próprios recursos e prescindindo de Deus (e inclusive ficando de costas a Ele) hoje vê como aparece no horizonte um futuro sempre mais incerto", remarcou.

O Secretário de estado disse logo que "não é certo que seja fácil inculturar a fé no atual contexto mundial, cheio de múltiplos desafios. O anúncio e o testemunho dos cristãos deve confrontar-se e dialogar com os homens e mulheres pertencentes a religiões e ideologias afastadas do Evangelho".

Seguidamente pôs como exemplo a Serva de Deus Armida Barelli, que com o Padre Agostino Gemelli e alguns amigos fundaram a Universidade do Sacro Cuore, quem viveu uma "consagração secular no mundo, para o mundo e com o mundo; sem que por isso se assimilasse ao mundo porque compreendia que, se isso tivesse acontecido, teria defraudado ao mundo mesmo daquela providencial diferencia que o Evangelho oferece e assegura".

Esse mesmo testemunho é o que pede aos leigos para que impregnem a novidade de Cristo as distintas profissões e atividades nas que estão empenhados. Com isso, finalizou o Cardeal, exige-se ao cristão uma fé pessoal amadurecida, que se traduza em uma "vida boa" de serviço aos outros.