As crianças da espanholas entre 6 e 10 anos de idade poderão desde este ano conhecer os princípios da fé católica com uma ferramenta adequada aos novos tempos. Trata-se do novo catecismo "Jesus é o Senhor", editado pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE) para as crianças que assistem na catequese e têm idade de participar pela primeira vez no sacramento da Eucaristia.

Conforme informou a CEE, o texto "está dirigido às famílias, aos sacerdotes, aos catequistas e aos responsáveis pela pastoral educativa em sua missão de transmitir a fé aos mais pequenos".

Na carta que os bispos escreveram às crianças para lhes apresentar o catecismo sustentam que "é mais do que um livro, é um tesouro, pois contém a Boa Notícia que a Igreja nos ensina: Deus nos entregou seu amor por meio de seu Único Filho, Jesus, nascido da Virgem Maria. Os Bispos lhes entregamos este catecismo. Guardem em seu coração seus ensinamentos. Leiam atentamente em família e com seus catequistas".

O texto foi apresentado por Dom Javier Salinas, presidente da subcomissão de Catequese da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), quem explicou que com a catequese "não fazemos algo que não tenha nada que ver com a sociedade" pois ao contrário, ao transmitir este "conjunto de valores e de verdades da fé estamos constituindo uma pessoa que está dotada daqueles elementos que a tornam mais capaz de ser bom cidadão: respeitoso, solidário, próximo a outros, com sentimentos capazes de deixar-se comover pelo sentimento alheio e com capacidade de ter esperança para confrontar as dificuldades".

O novo catecismo substitui ao texto publicado em 1982. Esta nova obra considera a promulgação do Catecismo da Igreja Católica em 1992, e "as novas exigências, face às mudanças sociais, culturais e religiosas, no campo da evangelização e da catequese".