Na coletiva de imprensa para apresentar o livro "João Paulo II e os desafios da diplomacia pontifícia", o Cardeal Renato Martino, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, denunciou a existência de lobbies internacionais que operam como “novas inquisições” contra todo o cristão.

O Cardeal assegurou que "as vozes do Santo Padre e da Igreja Católica são pouco ouvidas principalmente nos países ricos e acomodados e inclusive não as fazem desaparecer, mergulhando-as em um ruído criado por potentes lobbies econômicos, culturais e políticos, que se movem contra tudo o que é cristão".

O Cardeal Martino definiu estes lobbies como "novas santas inquisições cheias de dinheiro e arrogância" que atacam a Igreja Católica e os cristãos "usando qualquer método válido para calar sua voz, da intimidação ao desprezo público e a discriminação cultural e marginalização".

Segundo o Cardeal, estes lobbies criam "confusões entre identidades de gênero, riem do matrimônio entre um homem e uma mulher e atacam à vida humana, que passa a ser objeto de perigosas experimentações".