O Papa João Paulo II recebeu nesta manhã o Presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos. Em seu discurso renovou seu afeto pelo povo paraguaio e  pediu-lhe manter a fé cristã.

"Aproveito esta oportunidade para  renovar as expressões de meu afeto ao povo paraguaio e lhe peço que tenha a amabilidade de lhe transmitir a saudação do Papa e a segurança de sua lembrança na oração", afirmou o Pontífice.

Do mesmo modo, assinalou esperar " que a mensagem cristã, que penetrou na alma desse nobre povo e deu frutos de santidade em São Torres e companheiros mártires, siga proporcionando inspiração e ânimo a quantos estão comprometidos no desenvolvimento do Paraguai pelo caminho da justiça e a solidariedade”.

“Invocando a proteção da Virgem Pura e Limpa de Caacupé, abençôo de coração a todos os paraguaios", concluiu.

Antes da audiência, Duarte se reuniu com o Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, com quem intercambiou os documentos de ratificação do Acordo entre a Santa Sé e a República do Paraguai sobre a assistência religiosa aos membros das Forças Armadas e da Polícia Nacional deste país, assinado em Assunção em 24 de dezembro de 2002.

Conforme informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Cardeal Sodano destacou o significado do Acordo e a importância da assistência espiritual aos militares pois "há séculos, a Igreja, que é Mãe, segue a seus filhos militares através de adequadas instâncias pastorais e institucionais".