O Papa Bento XVI destacou ante os bispos da Conferência Episcopal das Antilhas, que se encontram em visita ad limina no Vaticano, que "se os jovens forem bons cristãos, serão bons cidadãos!".

Ao recebê-los este meio-dia, o Santo Padre afirmou que "cada um de vós sente a grande responsabilidade de fazer todo o possível para sustentar o matrimônio e a vida familiar, fonte primária de coesão nas comunidades, e portanto de uma importância capital aos olhos das autoridades civis".

Diante desta realidade, disse o Pontífice, "a ampla rede de escolas católicas em toda sua região pode contribuir muito. Os valores que arraigam no caminho da verdade oferecido por Cristo, iluminam o espírito e o coração dos jovens e lhes animam a seguir o caminho da fidelidade, da responsabilidade e da liberdade verdadeira".

Ao comentar os desafios com os que devem lutar os prelados antilhanos, o Papa explicou que o país é açoitado " pelos aspectos negativos da indústria do entretenimento, o turismo explorador e o flagelo das armas e do mercado da droga. Isto não só mina a vida familiar e desestabiliza os fundamentos dos valores culturais tradicionais, senão que tende a afetar negativamente à política local".

Do mesmo modo, alentou aos bispos a ser "testemunhas audazes da luz de Cristo, que proporciona às famílias uma direção e um objetivo, assim como pregadores intrépidos do poder do Evangelho, que deve impregnar o modo de pensar, os critérios de julgamento e as normas de comportamento".

Depois de destacar que "a renovação pastoral é uma tarefa indispensável para cada uma das dioceses", o Papa sublinhou que "é de vital importância a promoção incansável de vocações e a direção e formação permanente dos sacerdotes. Sua solicitude pela formação humana, espiritual, intelectual e pastoral de seus seminaristas e sacerdotes é uma clara expressão de sua cuidado e preocupação pela constante aprofundamento de seu ministério pastoral".

Por essa razão exortou aos bispos a sustentar o Seminário São Jõao Vianney e dos Mártires de Uganda; e afirmou que "a instituição de um seminário francofalante na região é um sinal de esperança".

O Papa também afirmou que a preocupação pastoral dos bispos das Antilhas pela "diminuição de vocações religiosas demonstra sua profunda valorização da vida consagrada. Faço uma chamada a suas comunidades religiosas, alentando-as a reafirmar seu chamado com confiança, e guiadas pelo Espírito Santo, a propor de novo aos jovens o ideal da consagração e missão".