O Arcebispo Emérito de Pamplona e Tudela, Dom Fernando Sebastián, indicou que "analisando as coisas objetivamente, não é compatível" ser cristão e socialista ao mesmo tempo.

Em uma recente conferencia organizada pela Universidade São Pablo CEU em Madrid, o Prelado assinalou que "o tratamento da família, o tratamento do aborto, a campanha da eutanásia, e a disciplina da Educação para a Cidadania", impulsionadas pelo socialista partido de Governo, são coisas que "não posso admitir" e por isso "os bispos têm que dar o passo de dizê-lo".

Depois de afirmar que "hoje dificilmente um cristão pode votar por este socialismo", Dom Sebastián lembrou que em uma conversação com o Presidente do Partido Socialista de Navarra (PSN-PSOE), Román Felones, este lhe disse que esperava "o dia em que possa viver comodamente em meu partido e na minha igreja". Mas "você para isso pede que a Igreja se aproxime de seu partido, por que não fazem o trabalho contrário, de que o partido se aproxime um pouco à Igreja?", respondeu-lhe.