Um sacerdote redentorista denunciou à agência Fides que na Índia "o vírus da 'cristianofobia' vai em aumento" e que a intolerância diante do pluralismo religioso tem como branco aos cristãos.

O Pe. Desmond de Sousa, que radica em Goa, indicou que na Índia e outros países asiáticos "os ataques contra pessoal, estruturas, símbolos cristãos estão apoiados na crescente intolerância com o pluralismo religioso" assim como "a afirmação de um credo religioso (o hinduísmo) de uma maioria que despreza às comunidades religiosas minoritárias".

Na concepção do hinduísmo, explica, comunidades como os sikh, cristãos ou muçulmanos, têm sua própria "mãe pátria" em outra parte, e portanto não são bem-vindos.

"O antagonismo contra o cristianismo –relata o Pe. de Sousa– está motivado pela tentativa de deter a hemorragia e as conversões dos dalit (os que não pertencem a nenhuma das castas, que estão no último graus social) à religião cristã, que lhes devolve a dignidade de homens e filhos de Deus".

"Os grupos fundamentalistas temem a erosão do sistema de castas e a perda dos privilégios sociais, culturais e políticos. São por esta razão hostis à obra de instrução que muitos missionários e grupos cristãos levam adiante", destaca Fides.

"A 'cristianofobia', pode converter-se em uma sorte de vírus global que se manifesta em diversas circunstâncias, áreas e ocasiões. O rechaço e a violência, por outra parte, foram sofridos por Cristo mesmo durante sua vida terrena", disse o sacerdote.