O Papa Bento XVI recebeu esta manhã a 150 membros da "Papal Foundation" a quem agradeceu pela "generosa contribuição que oferece" esta instituição "mediante projetos de assistência e bolsas de estudo que me ajudam na hora de cumprir meu ministério apostólico com a Igreja universal".

Este organismo com sede nos Estados Unidos, criado para proporcionar à Santa Sé uma fonte estável de ganhos e que cada ano entrega ao Papa um cheque que representa os juros recebidos, está presidido pelo Cardeal Theodore McCarrick.

Ante os membros desta organização, o Santo Padre lembrou o episódio dos discípulos de Emaus, e sublinhou que o encontro destes com o Ressuscitado "converteu sua pena em alegria, seu desamparo em esperança". "Seu testemunho de fé grava em nossas mentes a firme convicção de que Cristo vive entre nós e nos dá os dons que nos capacitam para ser mensageiros de esperança no mundo de hoje", continuou.

O Pontífice destacou logo que "a fonte do serviço de amor da Igreja, quando se esforça por aliviar os sofrimentos dos pobres e os doentes, acha-se em sua fé firme em que o Senhor venceu definitivamente a morte e o pecado; e em que servindo a seus irmãos e irmãs, serve ao próprio Cristo até que retorne novamente glorificado".

Durante a audiência, os membros da fundação entregaram a Bento XVI o primeiro exemplar da "Saint John's Bible", Bíblia manuscrita e ilustrada encarregada pela Abadia Beneditina Saint John de Minnesota (Estados Unidos) ao artista Donald Jackson.

Desde sua fundação, em 1990, a "Papal Foundation" entregou ao Santo Padre pouco mais de 41 milhões de dólares.