A Comissão para assuntos de Bioética do Episcopado colombiano organizou um seminário titulado "O assombro da vida" que teve como objetivo despertar "a sensibilidade e o compromisso na defesa da vida e a promoção de sua cultura", diante do contínuo "ataque contra a vida do nascituro".

O evento, que se realizou em Universidade Pontifícia Bolivariana em 31 de março, é parte das iniciativas que a Conferência Episcopal Colombiana empreendeu para "promover uma cultura de vida, mostrando a verdade que se oculta detrás dos argumentos falaciosos das campanhas anti-vida", indicaram os organizadores em nota de imprensa.

Do mesmo modo, assinalaram que esta jornada se dá perante um "panorama de ataque contra a vida do nascituro" por parte de muitas instituições e sobre tudo do "Ministério de Proteção Social, do Governo da Colômbia, que diz procurar o bem dos colombianos em termos de saúde" mas que "investiu nos últimos anos 7 bilhões de pesos (4 milhões dólares aprox.) em promoção do aborto" no país.

"Patrocinado por um grupo de ONGs, empreendeu-se uma campanha anti-vida feroz na Colômbia, que chegou à promulgação de leis que vão claramente contra a vida"; assim, no que vai do ano "realizaram-se 35 foros por parte do Ministério de Proteção Social, que procuram promover o aborto", afirmaram.

Por outro lado, assinalaram que frente a esta realidade e tendo em conta que a tarefa evangelizadora da Igreja implica o anúncio do Evangelho da Vida, e de maneira particular "perante a impressionante multiplicação das ameaças à vida das pessoas e dos povos, especialmente quando esta é fraca e indefesa", é que se "quer levar adiante uns processos formativos para pessoas interessadas nos temas da bioética".

Entre os apresentadores estiveram o Arcebispo de Medellín, Dom Alberto Giraldo Jaramillo, quem falou da Ética da vida; o Dr. Jaime Eduardo Bernal, da Pontifícia Universidade Javeriana; que se referiu a "O assombro da vida" do ponto de vista científico.

Além disso participaram a reconhecida advogada Ilva Myriam Hoyos, da Universidade La Sabana, quem abordou o tema da "Objeção de consciência", entre outros.