A Comissão de Direitos humanos de Tailândia ameaçou demandando à Cruz Vermelha local por discriminação, logo que o organismo anunciasse que não aceitará as doações de sangue de homens homossexuais perante um eventual perigo de contágio de AIDS.

A organização revelou que conta com grandes quantidades de sangue poluídos com o vírus do HIV, a maior parte procedente de homossexuais doadores. "A Cruz Vermelha tem o direito a proteger aos pacientes que requerem uma transfusão de sangue para salvar sua vida e por isso controlamos aos doadores com um comportamento sexual de risco", explicou o organismo.

Entretanto, Naiyana Supapueng, da Comissão de Direitos humanos de Tailândia, qualificou a decisão da Cruz Vermelha de discriminação sexual e ameaçou recorrendo ante o Tribunal Constitucional.

Entretanto, o líder do Grupo Político Gay de Tailândia, Natee Teerarojjanapongs, que se opôs em primeira instância à medida, terminou aceitando a decisão pois as cifras oficiais revelam que pelo menos 28 por cento dos tailandeses homossexuais leva o vírus do AIDS.