O Bispo Auxiliar de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, recordou a João Paulo II como "um arauto de paz que nunca duvidou em gritar contra a guerra. Fez todo o possível para evitar os conflitos em todo o globo mas de modo especial recordo seu esforço por evitar as guerras no Iraque, a do Irã, logo a do Golfo e por último a atual".

Em declarações à agência italiana SIR, o Prelado destacou que "ninguém então queria escutar a palavra do Pontífice que dizia que a guerra só provoca mal e não resolve nada. E para entender o que queria dizer basta caminhando, hoje, pelas ruas de Kirkuk, Bagdá, Mossul. Lá só tem destruição".

"Lembro quando mandou aqui a seu representante, o Cardeal Roger Etchegaray, no esforço extremo por evitar a guerra. Os iraquianos todos recordam ainda os esforços deste Papa boa ao que hoje lhe pedem proteção e sua intercessão para obter a paz", disse o Prelado.

Quanto ao seqüestro e morte do Arcebispo do Mosul, Dom Paulos Faraj Rahho, Dom Warduni comenta que "não há notícias sobre as investigações, ninguém diz nada, enquanto prosseguem as marchas de cristãos na província do Mosul para pedir justiça. Quem garante a justiça hoje no Iraque? Talvez as tropas de coalizão ou de repente o Governo. Nenhum faz nada por nós".