Os bispos da Patagônia chileno-argentina participam de um encontro que tem como objetivo "compartilhar, refletir e intercambiar experiências em torno da realidade da migração".

O evento, que se realiza na Casa de Retiro Zenta Mayer na localidade da Valdivia (Região de Los Rios) ao sul do Chile, começa esta quarta-feira 2 de abril e concluirá na sexta-feira 4.

A primeira sessão do encontro tratará sobre "o olhar dos discípulos missionários sobre a realidade da migração" e contará com uma exposição de um representante do Instituto Católico Chileno de Migração (INCAMI), que falará sobre a migração no sul do país; e outra de seu par argentino que abordará esta realidade na Patagonia argentina; informaram os organizadores.

A meio-dia e depois das exposições os prelados celebrarão uma Eucaristia na Catedral de Valdivia, no marco do terceiro aniversário de falecimento do Servo de Deus, João Paulo II, que estará presidida pelo Bispo de Valdivia, Dom Ignacio Ducasse Medina.

Na tarde haverá uma análise da realidade da migração à luz do Documento da Aparecida, dirigido pelo Vigário Pastoral de Valdivia, Pe. Tibaldo Zolezzi.

Do mesmo modo, na quinta-feira se terá um especial acento nos temas comuns aos dois países como a beatificação do Ceferino Namuncurá e a situação do povo mapuche; os megaproyectos e meio ambiente, e a celebração dos 24 anos do Tratado de Paz e Amizade entre o Chile e Argentina, do ponto de vista pastoral.

O encontro terminará com o intercâmbio de projeções pastorais que promovam o serviço evangelizador.