"A presença e o testemunho dos avós na família" é o tema da 18º Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para a Família que começa este 3 de abril e culmina o 5 do mesmo mês, que se desenvolverá no Sala Nova do Sínodo no Vaticano.

Com mais de 300 participantes, a plenária será inaugurada pelo Presidente deste Dicastério, Cardeal Alfonso López Trujillo. Além disso, quem presidirá as primeiras Missas serão o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone; e o Cardeal George Pell, Arcebispo do Sydney.

Na abertura da plenária, o Arcebispo Fernando Filoni, Substituto da Secretaria de Estado, falará sobre o papel dos anciões na Igreja e a sociedade.

Entre os leigos convidados para dar testemunho do "ser avós" hoje, estão o senador Marcello Pera, quem desenvolverá o tema da importância social e política da família; o professor Giorgio Campanini, estudioso de sociologia da família; e o senador Giulio Andreotti. O Arcebispo Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, apresentará as figuras mais significativas dos avós na Bíblia.

"A figura dos avós nas famílias dos migrantes" será o tema a tratar pelo Arcebispo Agostino Marchetto, Secretário do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.

O Cardeal Carlo Cafarra, Arcebispo da Bologna, dissertará sobre a encíclica Humanae Vitae do Papa Paulo VI ao completar-se 40 anos de sua publicação.

Por outro lado, o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo do México, junto a alguns de seus colaboradores, informará aos participantes sobre as iniciativas do VI Encontro Mundial das Famílias que se realizará nesse país em janeiro de 2009.