O Bispo de São José do Guaviare, Dom Guillermo Orozco Montoya, disse hoje à agência EFE que as versões que dão conta que a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, em poder das FARC, foi atendida em um centro de saúde de sua jurisdição "são rumores".

"Tenho a mesma informação. Todos são puros rumores. Nada concreto", disse o Prelado colombiano ao comentar algumas informações que dizem que Betancourt foi vista em um dos casarios do Guaviare, no sul do país.

"Se a gente analisar a mentalidade do nosso povo, que é muito dado aos rumores, e se soubermos que dos que foram entregues um deles falou de que a viu (a Betancourt) três semanas antes, isso faz supor que por aí está", assinalou o Bispo. "Isso foi suficiente para que a gente começasse a especular", acrescentou.

Dom Orozco também admitiu que ignorava se os habitantes teriam sido ameaçados pelas FARC, e precisou que, em todo caso, "a gente sempre foi temerosa com os grupos armados, e por sua própria segurança são muito zelosos". "Onde há grupos fora da lei, sejam guerrilha ou paramilitares, têm que ser muito cuidadosos", adicionou.

Do mesmo modo, o Bispo disse que enviou cartas aos chefes das FARC das que ainda espera resposta e que "uma vez haja um interlocutor, estamos dispostos a colaborar" para pôr em liberdade aos seqüestrados, especialmente os doentes.

O Capricho é uma aldeia que pertence à jurisdição municipal de São José, capital do departamento do Guaviare, um território de forte presencia das FARC, aonde habitantes afirmam ter visto recentemente a Ingrid Betancourt.