Com uma Missa pelo terceiro aniversário do pontificado do Papa Bento XVI começou ontem a 85º Assembléia da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM).

A Eucaristia esteve presidida pelo Presidente da CEM, Dom Carlos Aguiar Retes. Em sua homilia o Prelado indicou que as estruturas sociais não garantem por si só o reto estado das coisas nem o bem-estar moral da sociedade, senão que é necessária a conversão.

Na Basílica de Guadalupe, o também Bispo de Texcoco disse que "a liberdade pressupõe que nas decisões fundamentais cada homem e cada geração tenha um novo início". "Cada geração tem que fazer contribuições próprias para estabelecer ordenamentos convincentes para fazer o bem e que dêem garantias para o futuro", acrescentou.

Para Dom Aguiar, embora ainda é breve, o pontificado do Bento XVI já é "muito fecundo", e convidou a orar por ele e a reconhecer a riqueza de seu legado, destacando sua segunda encíclica sobre a esperança, Spe Salvi.

Ao término da Missa, os bispos se transladaram à Nunciatura Apostólica, onde Dom Christophe Pierre ofereceu uma recepção com motivo do terceiro aniversário do pontificado de Bento XVI, que se celebrará o próximo 19 de abril.

O resto da semana os bispos estarão em sua sede episcopal de Lago de Guadalupe, no município mexiquense do Cuautitlán, em assembléia.

Como é costume há vários anos, os bispos receberão a visita de funcionários governamentais. Nesta terça-feira se reunirão com o titular da Secretaria da Governação, Juan Camilo Mouriño, e na quarta-feira com o governador do estado do México, Enrique Penha Neto.