Com uma emotiva mensagem onde sustentou que a Eucaristia é a luz e a vida que necessita o mundo neste milênio, o Papa João Paulo II iniciou oficialmente o Ano da Eucaristia da Basílica de São Pedro.

Em um link televisivo com Guadalajara, onde hoje foi encerrado o Congresso Eucarístico Internacional, o Papa saudou com carinho a milhares de peregrinos reunidos no México.

Na mensagem, que ele leu a introdução e a conclusão -o resto foi pronunciado por Dom Leonardo Sandri, substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado da Santa Sé-, o Papa meditou sobre o tema do Congresso: “A Eucaristia, luz e vida do novo milênio”.

Segundo o Papa, a Eucaristia é “Mistério de luz” e “de luz necessita o coração do homem, oprimido pelo pecado, muitas vezes desorientado e cansado, que experimenta sofrimentos de todo tipo. O mundo tem necessidade de luz, na busca difícil de uma paz que parece longínqua no início de um milênio perturbado e humilhado pela violência, pelo terrorismo e pela guerra”.

Do mesmo modo, é “Mistério de vida” e “que aspiração pode ser maior que a vida? Entretanto sobre este desejo humano universal se abatem sombras ameaçadoras: a sombra de uma cultura que nega o respeito da vida em cada uma de suas fases; a sombra de uma indiferença que condena tantas pessoas a um destino de fome e subdesenvolvimento; a sombra de uma busca científica que às vezes está a serviço do egoísmo do mais forte”.

O Papa explicou que sua intenção ao declarar um ano particularmente dedicado à Eucaristia é que “a comunidade cristã deve tomar consciência mais viva da mesma, com uma celebração mais sentida, com uma adoração prolongada e fervorosa, com um maior compromisso de fraternidade e de serviço aos mais necessitados”.