O Postulador da causa de beatificação do Servo de Deus João Paulo II, Pe. Slawomir Oder, revelou a Rádio Vaticano que a "positio" –volume que recolhe toda a informação necessária para o processo de beatificação– está quase pronta para sua entrega oficial à Congregação para a Causa dos Santos.

O sacerdote assinalou que "trata-se aproximadamente de duas mil páginas que agora necessitarão de ulteriores pequenas correções de natureza técnica. Mas posso dizer que o trabalho de redação completa está virtualmente terminado. Agora será o relator, o sacerdote dominicano Daniel Ols, da Congregação para as Causas dos Santos, depois de examinar o conjunto do material, que dará a aprovação e definirá as posteriores etapas para a apresentação definitiva, oficial da ‘positio’. De momento, é prematuro adiantar uma data precisa para a entrega do documento, mas posso dizer que não será certamente muito tarde".

No caso da "positio" deo João Paulo II, o Padre Oder assinalou que se trata de "uma elaboração conceitual dos méritos de todo o material que foi recolhido. Vêm apresentados todos os testemunhos recolhidos durante as audições das testemunhas, mas também os documentos recolhidos pela Comissão histórica. A ‘positio’ pois, por uma parte apresenta o material que foi recolhido, e por outra parte é a apresentação, em apóio a este material, de como o servo de Deus João Paulo II viveu sua vida de cristão, de sacerdote, de bispo, e de Papa. E como nesta vida praticou e exercitou as virtudes de maneira tal que hoje permitem defini-lo um beato".

O perito também assinalou que este trabalho ajudou a definir com maior claridade o perfil de santidade de João Paulo II.

"Foi precisamente o trabalho o que demonstrou este perfil de santidade. Podemos dizer que se alguém se esperava alguma surpresa, alguma revelação extraordinária, em termos de novidade que tivessem podido surgir deste trabalho, temos que dizer que saiu decepcionado. Pelo contrário, o que aparece é que descobrimos o fato que João Paulo II, assim como o conhecemos, foi uma pessoa extremamente coerente", indicou.

O Padre Oder assinalou que João Paulo II não teve "uma dupla vida. Uma vida vivida sob o olhar do mundo que o admirava e seguia com atenção, benevolência e curiosidade; e logo, outra vida vivida em privado. Era tal como o conhecemos e o vimos: é verdadeiramente o perfil de uma pessoa extraordinária, de maneira que podemos dizer que precisamente em sua vida se verificou o que entendemos por ‘ordinária santidade cristã’, quer dizer, não as coisas clamorosas, mas as coisas ordinárias, vividas com extraordinária intensidade espiritual, caridade e amor pelo Senhor".

João Paulo II foi "um homem de grande fé. Uma testemunha da fé heróica, mas também uma testemunha de extraordinária caridade, que soube demonstrá-lo no exercício de sua missão de bispo de Roma, de Papa".