O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, pediu aos fiéis a difundir a devoção à Divina Misericórdia "por todos os lares, especialmente à juventude, através dos colégios, universidades, institutos e todos os cantos de Lima" pois é a melhor maneira de ser fiéis ao Senhor.

O Cardeal indicou que "como Pastor da Arquidiocese de Lima os levo da mão para que esta maravilhosa devoção seja um caminho privilegiado de aproximar a muitas almas afastadas ao encontro com Cristo misericordioso, sofredor e ressuscitado".

Em sua homilia pelo dia da Divina Misericórdia, o Cardeal Cipriani recordou que a difusão de devoção "é uma maravilhosa maneira de ser fiéis ao que Cristo quer, ao que hoje a Igreja nos ensina e ao que fez o recordado Papa João Paulo II, quem faleceu justamente na vigília da celebração" desta festa "em cuja difusão o recordado pontífice colaborou ativamente".

"Eis ai o voluntariado do Senhor da Divina Misericórdia: conhecer bem esta experiência de amizade com Cristo e com Maria; e ser voluntários para dedicar horas visitando os lares, explicando esta devoções, promovendo a distribuição destas imagens para que Ele toque os corações".

Do mesmo modo, em seu programa radial Diálogo de Fé, o Arcebispo de Lima explicou que "em misericórdia há duas palavras em latim; ‘miser’, de miséria; e ‘cordia’, de coração" quer dizer "a miséria no coração faz que a pessoa se identifique contigo".

Quer dizer "se tiver a miséria de uma enfermidade, a pessoa que tem misericórdia, em seu coração põe a dor, a dificuldade do doente e então me olha, acompanha-me e me ajuda com o mesmo sentimento que tem o próprio doente".

"Animo-os a que vivam na confiança da Misericórdia de Deus que sempre nos busca", assinalou.