O Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, assegurou que "na cultura européia o cristianismo é um fato inerente, inseparável" que "não se pode eliminar sem liquidar a mesma cultura" por isso é necessário que a conserve e faça frutificar.

Em um recente discurso pela 3º Convenção de Católicos e Vida Publica que tem como título: "As raízes cristãs da Catalunha", o Cardeal dirigiu o discurso inaugural e afirmou que "esta temática reconhece a verdade histórica da personalidade e da identidade de nosso país", a que "esta formada por conteúdos cristãos".

"A identidade da Catalunha é incompreensível sem o cristianismo" pois "nele se encontram aquelas raízes comuns que fizeram amadurecer a civilização do nosso país e de todo o continente europeu", disse o Cardeal.

Do mesmo modo, o Cardeal Martínez Sistach, recordou que esta realidade histórica e presente tem conseqüências e exigências, como a "de conhecer e valorar esta identidade", se queremos ser coerentes com ela, já que "sem este conhecimento não saberíamos quem somos, de onde viemos e para onde vamos".

"Por desgraça hoje, possivelmente porque não se conhecem devidamente os conteúdos cristãos que formaram nossa identidade", esta identidade não é valorasse e inclusive "faz-se dela objeto de brincadeira ou de menosprezo", demarcou.

Em outro momento, o Arcebispo de Barcelona assinalou que "a Igreja quer contribuir ao discernimento de alguns valores que estão em jogo na sociedade e que incidem na autêntica realização da pessoa humana", e por isso quer "fazer ouvir sua voz profética e ao mesmo tempo dialogante".

Esta realidade exige uma "presença ativa e comprometida dos leigos cristãos na sociedade" pois "o cristianismo não é somente uma herança muito valiosa para o nosso país; é também uma realidade presente e viva", assegurou.