O Instituto de Política Familiar (IPF) deu a conhecer que na Espanha 130 mil e 840 casais se divorciaram, enquanto que outras 10 mil e 210 se separaram. Para Eduardo Hertfelder, Presidente deste organismo, "estes dados devem ajudar a despertar à sociedade espanhola e fazer que o governo tome medidas quanto antes".

"É necessário uma autêntica mudança de rumo quanto a medidas legais, proteção social e cultural do matrimônio e a família para conseguir ajeitar esta tremenda crise que estamos vivendo na Espanha", explica Hertfelder.

As estatísticas mostram que Catalunha é a região com mais divórcios com 24 mil e 358; seguida por Andalucia com 23 mil e 690; Madri, 17 mil e 968; e Valência, 16 mil e 338.

Para o IPF é necessária então uma retificação urgente da Lei do Divorcio-express, "aumentando a segurança jurídica do matrimônio, mediante uma volta a um modelo que proteja os direitos do matrimônio a superar suas crises, com prazos de reflexão".

Além disso, indicam "deve potencializar uma autêntica cultura de valoração do matrimônio. Devem implantar-se medidas de apóio à família tanto em ajudas diretas e fiscais".