Os Patriarcas e chefes das Igrejas de Terra Santa fizeram um chamado a todos os cristãos que vivem na região a ser apóstolos da esperança e a levar o anúncio alegre da Ressurreição do Senhor Jesus perante a situação de violência e insegurança imperante na região.

"O novo gozo é a missão que os apóstolos devem levar ao mundo" pois "Jesus as manda ao mundo que sofre para levar sua alegria e sua paz", assinalaram em uma recente mensagem pela Páscoa, conforme informa a Agência Fides.

Depois de afirmar que embora Terra Santa esteja golpeada e martirizada pelo sofrimento, indicaram que "a esperança não cede ao desespero e a mensagem pascal da Ressurreição traz auspícios de paz e de alegria", e por isso alentaram a que "em todas estas situações devemos demonstrar ser apóstolos da Ressurreição de Cristo".

Ante este chamado, cada vez mais jovens "pedem ser envolvidos em programas de voluntariado, para assistir a feridos e doentes, crianças pobres, famílias que vivem em penúria", e sobre tudo para levar  "aos lugares de miséria e de dor um anúncio de paz e um sorriso de alegria e serenidade, anunciando a Páscoa de Ressurreição", assegurou Caritas Jerusalém em um recente comunicado.

"A atividade de voluntariado é viva e dinâmica em toda Terra Santa" e "um número cada vez maior de jovens" somam-se à missão de levar consolo a estes lugares açoitados pela violência pois "o desejo de ajudar ao próximo está muito presente nos corações e o círculo virtuoso da solidariedade e do amor se alimenta, gerando cada vez novas sementes", asseverou.

Entre os programas que promove Caritas Jerusalém para combater a pobreza na região está o da Microfinancia, que oferece pequenos empréstimos a pessoas ou cooperativas para iniciar novas atividades econômicas (especialmente o comércio, artesanatos e agricultura). Além disso está o programa Microcrédito que em 2007 distribuiu 534 mil dólares em total, os que estão sustentando a mais de 300 famílias.