Com a intenção de apoiar o anteprojeto do Governo que busca legalizar o “matrimônio” homossexual, a vice-presidenta do Governo, Maria Teresa Fernandez da Vega, mentiu ao assegurar que na Espanha há quatro milhões de homossexuais, falsificando as cifras oferecidas pelo Instituto Nacional de Estatística.

Segundo a plataforma de participação civil Hazteoir.org, “o Governo não teve escrúpulos em multiplicar por seis as cifras de homossexuais fornecidas pelo Instituto Nacional de Estatística em 2003”.

Do mesmo modo, sobre a adoção por parte de homossexuais, Hazteoir.org assinalou que Fernández da Vega “voltou a mentir ao assegurar que ‘a maioria dos espanhóis acredita que o que deve sobressair na adoção é o bem-estar do menino, com independência da orientação sexual de seus pais’”.

“Segundo um estudo do CIS de junho de 2004, 49% dos espanhóis (frente aos 40%) acredita que o casal heterossexual garante melhor o bem-estar das crianças, e o 77% (frente aos 10%) diz que o casal homossexual não garante melhor o bem-estar das crianças”, explicou a plataforma.