A comunidade católica de Costilla County na diocese de Pueblo, Colorado, decidiu perdoar e retirar uma demanda contra quatro missionários mórmons que profanaram uma igreja.

Este mês os membros da Paróquia Sangue de Cristo na cidade de São Luis, o assentamento hispano mais antigo de Colorado, apresentaram a acusação contra os jovens sob as acusações de atividades criminais e conspiração, por ter decapitado uma estátua e realizado atos de sacrilégio nos recintos da igreja.

Faz uns dias, um membro da comunidade católica encontrou no sítio web Photobucket.com três fotografias dos atos sacrílegos ocorridos em agosto de 2006.

Uma das fotografias mostra a um dos missionários mórmons sustentando a cabeça de uma estátua que está dentro do chamado Santuário dos Mártires Mexicanos. Na segunda aparece um jovem pousando como um pregador no altar da Capela de Todos os Santos, sustentando um exemplar do Livro de Mórmon. Na terceira imagem aparecem pretendendo sacrificar a um de seus companheiros sobre o altar.

As fotografias foram retiradas do sítio web pouco depois de sentada a denúncia.

O sacerdote Patrick Valdez, pároco do Sangue de Cristo, considerou que o acionar dos jovens mórmons foi "extremamente imprudente, extremamente falto de caridade e provocador".

Na quinta-feira Santa, o Bispo local, Dom Arthur Tafoya, publicou uma mensagem e lembrou às paróquias que "como católicos que acreditam no perdão de Cristo, perdoamos e rezamos pelos jovens que mostraram tal falta de tolerância e entendimento".