Mais de 170 bispos de Europa se reúnem desde segunda-feira 24 de março no Monte das Bem-aventuranças para refletir sobre a nova evangelização perante o fenômeno da secularização presente do mundo contemporâneo.

O encontro se realiza  "no centro de retiro para a formação de seminaristas inaugurado no ano 2000 por João Paulo II", Domus Galilaeae, conforme informou o jornal A Razão da Espanha.

Este evento procura responder às palavras que o Papa Bento XVI pronunciou na Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para a Cultura: "a secularização se apresenta nas culturas como colocação do mundo e da humanidade sem referência à Transcendência" e "não constitui só uma ameaça externa para os fiéis, senão que se manifesta já faz tempo no seio mesmo da Igreja".

Entre os prelados que participam da convivência, organizada pelo Caminho Neocatecumenal e que concluirá domingo 30 de março, estão o Prefeito do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko; o Arcebispo de Madri e Presidente do Episcopado espanhol, Cardeal Antonio María Rouco Varela; o Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner; o Arcebispo da Cracovia, Dom Stanisaw Dziwisz, entre outros.