Para recordar os 25 anos da visita do Servo de Deus, João Paulo II, ocorrida em março de 1983, o povo hondurenho deseja colocar uma estátua de cinco metros de alto da recordado Papa frente ao Santuário da Virgem de Suyapa.

Na imagem, que seria feita de bronze, verá-se o Papa Peregrino com sua vestimenta de Pontífice, um bastão que sustenta um crucifixo e uma imagem da Virgem de Suyapa penduranda de seu peito.

A elaboração da escultura ficaria a cargo do artista Jesus Zelaya, quem disse que será uma forma de plasmar com sua arte a admiração que sente por João Paulo II, conforme informou o jornal O Arauto.

"Tendo os materiais, a construção demoraria aproximadamente um ano", afirmou Zelaya e adicionou que este sonho se iniciou em 2000 "quando apresentou uma iniciativa ao Congresso Nacional" e embora uma das várias maquetes que se apresentou foi passada até "a data não pôde concretizar-se".

Do mesmo modo, indicou que "faz dois anos, o projeto se elevou novamente ante o Congresso Nacional, sem nenhum resultado", por isso pediu que "as pessoas com sensibilidade cristã podem colaborar comigo para a construção deste monumento".

Abortos seletivos causariam "extinção" de crianças com síndrome de Down na Espanha

Madri, 27 Mar. 08 / 08:27 am (ACI).- O diretor da Fundação Vida (FV), Manuel Cruz, afirmou que "a incidência do síndrome de Down se reduziu quase na metade devido aos testes de diagnóstico pré-natal e aos abortos seletivos".

Em recentes declarações, Cruz assinalou que "muitas destas crianças que fariam felizes a suas famílias, ficaram no caminho, dentro desse 1,1 milhões de fetos eliminados na Espanha desde que em 1985 o aborto ficou parcialmente despenalizado".

Depois de indicar que "em apenas quinze anos se passou de um caso de síndrome de Down por cada 600 nascimentos a um por cada mil", o Diretor da FV assegurou que "na Espanha a idade da maternidade se atrasa, enquanto a incidência do Síndrome de Down, longe de crescer, diminui", o que é uma "paradoxo, silencioso e dramático" que leva a conclusão de que "as crianças com Síndrome de Down se encontram em perigo de extinção".

"Nos países onde o aborto está despenalizado, o diagnóstico pré-natal bioquímico e ecográfico tem feito que o risco de aborto se incremente em três por cento e tenha reduzido de modo muito especial o número de crianças com síndrome de Down", demarcou Cruz.

Do mesmo modo, recordou que "não cabe dúvida que ter um menino especial pode suportar dificuldades, mas também oferece uma série de satisfações às vezes inimagináveis"; e pôs como exemplo o caso de María Vitória Troncoso e seu marido Jesus, quem adotou faz 31 anos a Maite, que padecia de síndrome de Down, e que em um livro contam como "com suas capacidades e seus valores nos demonstra que é feliz e que sabe fazer felizes a outros".

"De diversos modos e a pessoas variadas, transmite sentimentos de afeto, proximidades, carinho, preocupação e interesse. É sensível e serviçal. Pensa em outros e isso a faz sentir-se bem", lê-se no livro.

Finalmente o representante do FV assinalou que "vidas como as de Maite e María Vitória nos confirmam que o aborto nunca soluciona nada, enquanto que a vida enriquece".