A BBC 2 de Londres encarregou à produtora Performance Filmes a realização de um documentário sobre o Manto de Turim que recolhe novas evidências sobre a autenticidade desta importante relíquia.

Com o título, "Shroud of Turin" (manto de Turim), o documentário recolhe a investigação do jornalista Rageh Omar, quem assegura ter "tido o acesso mais próximo que ninguém teve antes (ao Manto) ".

Depois de explicar que as provas do carbono 14 realizadas em 1989 cobriram o Manto de Turim com a sombra da dúvida, Omar comenta que "a surpreendente historia do manto simplesmente rechaçou cair na escuridão e morrer, pela simples razão que um conflito de evidências emergiu, que acende novamente o debate sobre este artefato religioso".

"Na cinta entrevisto a John Jackson, quem dirigiu uma grande investigação no Manto em 1978 e tem feito do estudo do mesmo o trabalho de sua vida. O Sr. Jackson, um conferencista de física e cosmologia introduziu a uma série de evidências frescas históricas e forenses que relacionavam o Manto com dois mantos mais antigos de Cristo", explica Omar.

"O primeiro estava em Constantinopla que misteriosamente desapareceu no saque da cidade na Quarta Cruzada de 1204. O segundo é, é obvio, o manto ao que se referem os evangelhos", acrescenta.

Jackson, prossegue Omar, "desenvolveu uma nova hipótese que poderia explicar como uma genuína e antiga parte de linho pôde ter produzido uma data mais recente, distorcida. Levei isto ao professor Christopher Ramsey, Diretor da Unidade de Acelerador do Radiocarbono de Oxford. Concordou em colaborar com o Sr. Jackson para provar uma série de amostras do linho que poderiam determinar se o caso da autenticidade do Manto de Turim pode ser reaberto".