Uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que os habitantes desse país têm, em sua maioria, uma boa opinião do Papa Bento XVI, a menos de um mês de sua visita a essas terras.

58 por cento dos pesquisados disse ter uma visão positiva do Santo Padre, enquanto cresce o interesse por sua visita. 42 por cento dos entrevistados afirmou estar interessado em presenciar um dos eventos programados durante sua estadia nos Estados Unidos; enquanto que 66 por cento disse que de todas maneiras o fará.

Do mesmo modo, 65 por cento assegurou que tem uma imagem positiva da Igreja Católica, enquanto que 28 por cento a valora negativamente. Os hispanos, as pessoas maiores de 65 e quem assiste regularmente a Missa são os que têm a visão mais positiva.

"Alguns dos resultados podem parecer um pouco surpreendentes para quem tende a assumir que os críticos da Igreja representam à opinião pública norte-americana em sua totalidade", disse Carl Anderson, Cavalheiro Supremo dos Cavalheiros do Colombo, organização que solicitou a realização da pesquisa.

"Desde metade dos ‘60s, 70 por cento do crescimento na Igreja Católica foi resultado de um crescimento na comunidade católica hispana ou latina. Um recente estudo do instituto Pew indica que enquanto que a proporção geral de católicos segue sendo a mesma em relação com a população americana, há um importante aumento nos católicos latinos. Isto significa que outros setores mais tradicionais da comunidade católica se reduziram", assinalou Anderson.

"Isto significa que nos próximos 20 a 30 anos a maioria dos católicos americanos serão latinos", acrescentou.

Adicionou que o Papa está muito a par deste tema. "Desde seu encontro com os bispos latino-americanos no Brasil está claro que tem uma visão ampla do hemisfério ocidental", disse Anderson.

"Dois dos maiores países católicos, Estados Unidos, com 60 a 70 milhões de católicos, e México, com 85 milhões de católicos, compartilham uma fronteira comum. Assim acredito que isto será uma prioridade de Bento nos Estados Unidos", explicou.

"O povo americano tem uma imagem muito sensata e balançada do Bento e da Igreja Católica e está muito aberto a escutar seus pontos de vista sobre distintos tema e sobre como devem viver sua fé e pô-la em prática em sua vida diária", concluiu Anderson.