O Papa Bento XVI evocou hoje "a grande lembrança de Valência" que guarda com motivo do V Encontro Mundial das Famílias (EMF) que presidiu na capital valenciana em julho de 2006.

Assim o assegurou hoje o Pontífice logo da audiência privada que concedeu no Vaticano aos membros da fundação organizadora do EMF, o Cardeal Arcebispo de Valência, Agustín García-Gasco, o presidente da Generalitat Valenciana, Francisco Camps, a prefeita de Valência, Rita Barberá, e o presidente da Deputação valenciana, Alfonso Rus.

Ao término da audiência geral das quartas-feiras, que se desenvolveu na Praça de São Pedro, o Papa recebeu em uma salinha da Sala Paulo VI a delegação valenciana, que lhe obsequiou com o primeiro exemplar do livro comemorativo do EMF, editado pelo Arcebispado de Valência e a Universidade Católica de Valência São Vicente Mártir, com a colaboração de Bancaja.

No momento da entrega e apresentação do livro, o Cardeal García Gasco lhe comentou que "era uma lembrança muito grande para todos" e o Pontífice lhe respondeu muito sorridente que "para mim também". Durante vários minutos, Bento XVI esteve observando as fotografias e os textos incluídos no livro, "muito sorridente e movendo afirmativamente a cabeça ao recordar cada um dos momentos do Encontro", conforme destacou o Cardeal.

Por sua parte, Francisco Camps ressaltou que o Papa se mostrou "em todo momento muito íntimo, próximo e carinhoso, como é ele". O chefe do Consell qualificou a audiência de "íntima" ao poder recordar um momento "único e especial" vivido na Comunitat Valenciana durante o V Encontro Mundial das Famílias.

Assim, destacou que durante a audiência, o Santo Padre lembrou dos momentos e a especial maneira de entender o que significava e significa o Congresso das Famílias e acrescentou que o Papa mostrou interesse pela Comunitat Valenciana e pela Espanha.

Do mesmo modo, Camps sublinhou o "impacto que, durante estes anos, tem suposto o Encontro Mundial das Famílias fora da Comunitat Valenciana e da Espanha", e se referiu à "pegada que deixou ao recuperar e recolher grande parte da tradição do povo valenciano, do presente, passado e futuro da Comunitat".

O máximo responsável pela Generalitat também destacou "a capacidade da Comunitat para organizar eventos de características similares ao Encontro Mundial das Famílias, que se celebrou com êxito em Valência em julho de 2006 e no que a Comunitat se converteu no centro da atenção internacional".