Em um evento titulado "Cristãos unidos na esperança", foi apresentada ontem 25 de março a última encíclica do Papa Bento XVI, Spe Salvi, traduzida ao russo, pelo Arcebispo da Mãe de Deus, em Moscou, Dom Paolo Pezzi, e o Secretário da Comissão teológica sinodal do Patriarcado moscovita e vice-reitor da Academia Teológica de Sergiev Posad, Padre Vladimir Shmalij.

Esta publicação do documento pontifício, "que dedica um amplo espaço à denúncia das ideologias e suas falsas esperanças, que constituem a destrutiva experiência vivida na Rússia", representa "uma ocasião de encontro e diálogo entre a Igreja católica e a ortodoxa", indicou a Associação a Rússia Cristã em um comunicado.

O evento se realizou na Biblioteca do Espírito, onde trabalham juntos católicos e ortodoxos, impulsionando ocasiões de diálogo ecumênico, por meio de encontros, amostras e publicações.

Esta biblioteca foi fundada pela Associação a Rússia Cristã, o Centro ortodoxo Santos Cirilo e Metódio de Minsk, e Caritas de Moscou; em 1993.

A tradução ao russo da encíclica do Santo Padre foi feita por Edições Franciscanas e a Nunciatura Apostólica da Santa Sé na Rússia.