O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou esta manhã que o Papa Bento XVI nomeou como Bispo de Reconquista a Dom Ramón Alfredo Dus, quem até o momento se desempenhava como administrador apostólico de dita sede.

Na Argentina, a informação oficial foi feita pública pelo Núncio apostólico, Dom Adriano Bernardini, através da agência católica AICA, que além disso difundiu seus dados biográficos.

Dom Dus nasceu em São Lorenzo (Correntes) em 22 de maio de 1956. Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1980 na catedral de Paraná, pelo arcebispo, Dom Adolfo Tortolo.

Em 1983 foi designado vice-pároco da basílica Nossa Senhora do Carmo, em Nogoyá (Entre Rios) e em 1984, da catedral de Paraná.

Completou seus estudos em Roma, onde transcorreu vários anos. Em 1988 obteve a licenciatura em Sagrada Escritura e no ano seguinte, o doutorado, no Pontifício Instituto Bíblico.

De volta a Paraná, entre os anos 1989 e 1993, foi professor no Seminário de Santa Fé, no de Paraná -onde também se desempenhou como formador- e em vários institutos de Teologia. É um dos biblistas mais prezados do país.

Desde 2000 foi reitor do Seminário Maior de Paraná e professor de Sagrada Escritura, e delegado para o Ecumenismo.

Em 5 de agosto de 2005 Bento XVI o nomeou bispo titular de Tibica e auxiliar de Reconquista.

Recebeu a sagração episcopal em 17 de setembro desse mesmo ano na catedral Nossa Senhora do Rosário, de Paraná, de mãos do arcebispo, Dom Mario Maulión. Assumiu o cargo em 2 de outubro desse ano e do passado 14 de dezembro de 2007, com o traslado de Dom Andrés Stanovnik como Arcebispo de Correntes, é o administrador apostólico da diocese.

Na Conferência Episcopal Argentina é membro das comissões episcopais de Fé e Cultura (delegado para os Bens Culturais da Igreja) e de Catequese e Pastoral Bíblica.