O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, assinalou que à humanidade contemporânea lhe custa transcender ao espiritual, e por isso muitas vezes "desenvolve a esperança da instauração de um mundo perfeito que parecesse poder obter-se graças aos conhecimentos da ciência" e assim "a esperança bíblica do Reino de Deus tantas vezes é substituída pela esperança do reino do homem".

Em uma Missa pelo Domingo de Ressurreição, o Cardeal indicou que nessa celebração Cristo "oferece-nos a salvação e com isso nos deu a esperança" mas devemos procurar "uma esperança que vá além" que alimente as esperança cotidianas "essas esperanças que nos levam dia a dia a procurar o melhor em nossas famílias, trabalhos, a levar um momento de esperança aos que não a têm".

Devemos "procurar caminhos de esperança que não brotam desses pensamentos puramente temporários, senão que se alimentam desse dom da esperança e da fé que o Senhor nos dá aos seres humanos e nos diz: trabalhe com seus talentos, faça produzir aquilo que te dei", demarcou.

Depois de assegurar que hoje mais do que nunca as pessoas têm sede de "que os levemos a esse mundo maravilhoso que o Senhor tem pensado para cada um", o Cardeal Cipriani sublinhou que a esperança que o Senhor nos traz com sua Paixão, Morte e Ressurreição "fala-nos de uma esperança que transcende, é hoje, foi ontem, e será amanhã, será eterna".

Devemos procurar "uma esperança que nos comprometa" e "este momento da Ressurreição incorpora essa grandeza e ao mesmo tempo essa humildade do ser humano. Minha grandeza, Senhor é ser seu filho; e, ao sê-lo, participar como herdeiro de sua luz, sabedoria, estado de ânimo, perdão e força", asseverou.

Na Eucaristia, concelebrada pelo Núncio Apostólico no Peru, Dom Rino Passigato; o Bispo Auxiliar de Lima, Dom Adriano Tomasi e sacerdotes da Arquidiocese de Lima, assistiram o Presidente do Peru, Alan García Pérez; e alguns Ministros de Estado.