O jornal colombiano El Tiempo, revelou no Sábado Santo que a crise que poderia ter chegado a um conflito aberto entre a Colômbia, Equador e Venezuela, foi advertida pelo Presidente colombiano Álvaro Uribe quem encomendou a solução desta tensa situação a três advocações marianas.

A crise, iniciada logo do ataque da força aérea colombiana em território equatoriano em que morreu o segundo da guerrilha narcoterrorista FARC, Raúl Reyes, fez que o mandatário colombiano convocasse a um rosário o passado 5 de março na Casa de Nariño (palácio presidencial) oferecido à Virgem de Chiquinquirá, Padroeira da Colômbia; Nossa Senhora de Coromoto, Padroeira da Venezuela; e a advocação equatoriana da Virgem das Mercedes.

A esta oração, Uribe convidou às autoridades do país, assim como aos Ministros de Defesa e do Interior. "E para os que têm fé, a oração foi mais do que eficaz, pois dois dias depois os mandatários dos três países estreitaram suas mãos na Cume do Grupo de Rio, em República Dominicana, e para muitos se acabou a crise", escreve El Tiempo.

De fato, em 7 de março, no país centro-americano, os três presidentes ventilaram suas diferenças e acordaram pôr ponto final ao conflito logo depois das desculpas de Uribe.

"O Presidente é um homem de fé, que sempre leva consigo uma cruz de madeira e metal, carrega um rosário que usa em alguns de seus percursos em carro. Também o escutaram orar no avião presidencial", indicou ao jornal o Pe. Julio Solórzano, Capelão da Casa de Nariño.

Uribe "é um homem de fé e luta por ser coerente com essa fé no sentido laborioso, agradando a Deus com seu trabalho", disse também o sacerdote à publicação.