O Arcebispo do Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, lembrou aos dominicanos que a Ressurreição de Cristo é um assunto de fé e é "o centro de nossa fé", por isso criticou a quão racionalistas não acreditam nela em que pese a ser um fato histórico avalizado por homens e mulheres de seu tempo.

Por isso, o Cardeal exortou aos fiéis a fortalecer sua fé em Jesus Cristo e lembrou que a Ressurreição nos ensina que "o cristão de fé e esperança deve, apesar de todas as dificuldades, apesar de que encontramos tanta maldade, violência, morte e injustiça no mundo", saber esperar.

Também lamentou que no mundo se esteja vivendo uma "cultura do medo", onde a gente ande insegura pelas ruas. "Assim vivemos, ou seja, em uma sociedade insegura, não somente a nossa, senão também a universal, e essa segurança (que necessitamos) somente pode dá-la o Senhor", afirmou.

Por isso, convidou a orar "por uma grande atitude de vida, por esta humanidade em conflito, com guerras em qualquer parte; pela violência, pela gente que é vítima do terrorismo, e por tudo aquilo que, em definitiva, está-nos condicionando".