O Papa Bento XVI enviou um telegrama de condolência ao Arcebispo de Monterrey, Cardeal Francisco Robles Ortega, expressando sentir-se "profundamente apenado pelo falecimento do querido" Arcebispo Emérito dessa Arquidiocese, Cardeal Adolfo Antonio Suárez Rivera.

No texto, o Pontífice manifestou seu "mais sentido pêsame ao Pastor e aos Bispos auxiliares, assim como ao clero e fiéis dessa Igreja particular e aos familiares do defunto Cardeal" e elevou suas "orações de sufrágio, para que o Senhor conceda sua paz a quem serviu tão intensa e generosamente à Igreja durante seu ministério pastoral".

"Nestes momentos de dor humana, que o mistério Pascal de Cristo ilumine e encha de esperança", a todos "quantos choram tão sensível perda", indicou o Santo Padre, logo de conceder uma especial bênção apostólica.

O Cardeal Suárez Rivera faleceu na madrugada do sábado 22 de março aos 81 anos de idade no hospital Muguerza. Seus restos são velados no Seminário Menor de Monterrey. Os funerais concluirão hoje com uma Missa de corpo presente na Basílica de Guadalupe; logo da qual será sepultado ali mesmo.

Sua vida

O Cardeal Adolfo Antonio Suárez Rivera nasceu em São Cristóbal de las Casas em 9 de janeiro de 1927, depois de estudar no Seminário Conciliar de Chiapas, um ano de filosofia no Seminário Arquidiocesano de Jalapa, três no Seminário Pontifício de Montezuma, em Novo México, e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, foi ordenado sacerdote em Roma em 8 de março de 1952.

Em 12 de janeiro de 1983 é nomeado Arcebispo de Monterrey. O Papa João Paulo II o criou Cardeal no consistório de 26 de outubro de 1993 e lhe impôs o barrete cardenalicio em 26 de novembro de 1994.

Ficou à frente da Arquidiocese até 25 de janeiro de 2003, quando demitiu por limite de idade e foi sucedido pelo Cardeal Francisco Robles Ortega.

Em seu tempo como Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano, a Igreja no México obteve reconhecimento jurídico e se reataram relações diplomáticas entre o Vaticano e o Estado mexicano.

A Prefeitura de São Cristóbal de las Casas acordou lhe outorgar a medalha ao Mérito Manuel Velasco Suárez em 31 de março próximo.