O Pároco da Basílica da Santa Teresa, Dom Adão Ramírez, destacou a importância que para os venezuelanos terá a beatificação em 27 de abril da Madre Maria Candelária, e convidou aos fiéis a preparar-se para a data.

Em declarações à imprensa, o Prelado afirmou que "tem uma grande significação para todo o país que em 27 de abril, no estádio Universitário (da Universidade Central da Venezuela) celebraremos a beatificação da segunda Santa venezuelana, a Madre Maria Candelária de São José".

Sua vida

A Madre Candelária de São José nasceu em 11 de agosto de 1863 na Altagracia de Orituco e foi batizada com o nome de Susana Paz-Castillo Ramírez.

Animada pelo pároco da Altagracia do Orituco, Pe. Sixto Insípida, mais tarde Bispo de Cumaná, consagrou-se ao serviço dos doentes no Hospital Santo Antonio.

Junto ao Pe. Insípida fundou em 1910 uma Congregação religiosa dedicada ao serviço dos pobres, com o nome de Congregação das Irmazinhas dos Pobres da Altagracia de Orituco, que logo se uniu à Ordem Religiosa do Carmelo. Atualmente são conhecidas como Irmãs Carmelitas Venezuelanas ou Carmelitas da Madre Candelária.

Destacou em vida por sua profunda fé, intenso amor a Deus e a seus irmãos, filial adesão à a Santa Mãe Igreja, e pelo seu caráter generoso e empreendedor. Percorreu a Venezuela, especialmente o oriente e Guayana, onde fundou vários hospitais.