Com ocasião da festividade de Santa Teresa de Jesus , virgem e doutora da Igreja, milhares de devotos encheram as ruas do bairro histórico de Ávila para participar da tradicional procissão e Missa solene presidida neste ano por Dom. Jesus García Burillo, bispo local.

Como em todo 15 de outubro, dia principal das celebrações, a padroeira de Ávila percorreu –junto com sua “mãe adotiva”, como ela chamava a Virgem da Caridade-  as principais ruas sua cidade natal, partindo a procissão na igreja de Santo Inácio e não na Catedral, como é habitual, pela presença da exposição “Testemunhas”.

Os paroquianos receberam entre aplausos e “vivas” a imagem da reformadora do Carmelo que pode ver-se o resto do ano em que fora sua casa natal, o convento da Santa. .

Durante sua homilia, Dom. Jesus García Burillo destacou as fundações de conventos que realizou Santa Teresa, destacando que “foram um exemplo de sua dura tarefa a serviço da Igreja”.

Igualmente, o Prelado se referiu ao capítulo de “Testemunhas” dedicado à  Santa e assegurou que “não só se expõe como a amiga de Jesus”, mas também como “sua testemunha”. Neste sentido, mencionou a copiosa coleção de imagens do Menino Jesus que conseguiu atesourar como “O Menino do Noviciado”, “A Maioridade”, “O Peregrino” ou “O Chorãozinho”.